Ori BTT Córdoba

Decorreu no passado fim de semana (2 e 3 de Abril 2011) a 3ª prova pontuável para a Taça de Portugal de orientação em BTT, em simultâneo com os campeonatos de Espanha da modalidade.


Foi na cidade espanhola de Córdoba e a organização ficou a cargo do clube "Los Califas", que para além de boas provas proporcionaram um alojamento que se pode considerar de luxo, para o que é hábito em provas de orientação. Nada mais nada menos que umas camaratas numa colónia de férias. Com chão aquecido !!!


A prova de sábado teve lugar no mapa de "El Patriarca", uma zona muito frequentada pelos habitantes de Córdoba, que num magnífico dia de sol fizeram piqueniques por todo o parque, aumentando assim a adrenalina de quem pedalava na maior velocidade. Existiam inúmeros trilhos no terreno que não tinham correspondência no mapa, algo que não é habitual mas foi necessário neste terreno em particular. Esse facto dificultou a execussão da etapa e teve alguma influência nos resultados finais. Luis Barreiro, o único representante do N.A.D.A. presente, obteve o 12º lugar no escalão Elite, 3º entre os portugueses. No segundo dia foi usado um outro mapa, "La Palomera", que se veio a revelar um excelente desafio de orientação. Apesar de não possuir muitos trilhos, os que tinha eram de uma extraórdinária beleza.


A juntar a isso o traçado dos percursos foi superior e a escolha do melhor trajecto entre dois pontos nunca era óbvia, obrigando a muita concentração. Luis Barreiro foi o melhor português, terminando num excelente 2º lugar entre cerca de 30 participantes. Com este resultado Luis Barreiro subiu ao 5º posto da classificação final do Troféu.


Apesar da distância este acabou por ser um bom fim de semana de orientação. As expectativas são elevadas para a próxima prova, os campenatos nacionais, que decorrerão de 22 a 24 de Abril na zona de Torres Vedras.